Ludologia/Game Studies » Criticismo Ludológico

Criticismo Ludológico

Análises


Geração High Tech - Videojogos
O Geração High Tech deste sábado (11/10/08) viajou até ao mundo fantástico dos videojogos. Bruno Pereira entrevistou o especialista em gaming e Prof. Universitário, Luís Filipe B. Teixeira.

Numa época em que, cada vez mais, o contacto directo entre as pessoas é menor - em favor das novas tecnologias que promovem as relações à distância - ser&...[ver +]


Shadow of the Colossus: Eros e Psiquê
Shadow of the Colossus (Sony Computer Entertainment, 2005) é uma aventura de Fumito Ueda, um dos génios do design da indústria dos videojogos e o mesmo criador de Ico (Sony Computer Entertainment, 2001), é bem o exemplo mais do que evidente que (alguns d)os videojogos podem ombrear,...[ver +]


Hotel Dusk: Room 215 ou Mistério (negro) chandleriano
Esta misteriosa aventura gráfica, desenvolvida para a Nintendo DS pela Cing, a mesma empresa que produziu «Another Code:Two Memories» (o primeiro jogo no género a entrar nesta plataforma), representa, sem qualquer dúvida, e a vários títulos, um novo marco no mundo dos videojogos. A história inicia-se a vinte e oito de Dezembro de 1979, qu...[ver +]


OKAMI: Caligrafia da Vida
OKAMI (lobo), é um jogo para a PS2 que é uma verdadeira Obra de Arte. Baseado nas lendas japonesas, OKAMI é um jogo soberbo, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor jogo que alguma vez foi produzido para a PS2. Como sempre acontece, jogos destes demoram, não um, nem dois nem três anos a aparecer mas sim, uma geração.            
<...[ver +]


PRIMAL: A Bela e o Monstro ou Retrato do Artista...
Primal foi e é uma «experiência artística». Este jogo da PS2, fábula moderna de uma aventura fantástica e violenta, arrastou consigo toda uma campanha mediática em seu redor, incluindo, tendo estado na base de uma exposição de arte: Primal Art: Portrait of the Artist as a video gamer (Retrato do Artista enquanto jogador de Videojo...[ver +]

 

Comunidade


Game Pad
É um sítio de interesse para aqueles que estudam videojogos, porém tem uma queda também por jogar. Como se diz na «Apresentação», «Para nós que trabalhamos para esse projeto, as pessoas que estudam games não tem como evitar a abdução que causa a imersão no jogo. O Game Pad é um espa&cced...[ver +]


Game Cultura
Comunidade brasileira (que inclui alguns portugueses) que discute as problemáticas ludológicas.


Comunidade Científica de Língua Portuguesa de Videojogos
O mundo dos videojogos é actualmente uma das indústrias em maior expansão à escala global. Os seus índices económicos alcançaram em 2004 o patamar da indústria cinematográfica de Hollywood. Prevê-se que nos próximos anos e décadas a indústria dos videojogos se venha a tornar não apenas na indústria mais rentável do entretenimento, mas qu...[ver +]

 

Projectos


Motion Capture Lab
o Movlab surge em Maio de 2007 como um laboratório de investigação e desenvolvimento em áreas de tecnologia multimédia que envolvam processamento gráfico em tempo-real e captura de movimentos humanos para a construção de ambientes interactivos simulados por computador. Há duas áreas essenciais onde o Movlab irá in...[ver +]


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License