Ludologia/Game Studies » Criticismo Ludológico

Motion Capture Lab

o Movlab surge em Maio de 2007 como um laboratório de investigação e desenvolvimento em áreas de tecnologia multimédia que envolvam processamento gráfico em tempo-real e captura de movimentos humanos para a construção de ambientes interactivos simulados por computador. Há duas áreas essenciais onde o Movlab irá iniciar as suas acções: uma área associada à indústria de entretenimento (televisão, cinema e multimédia) onde se pretende explorar o universo criativo a três dimensões. E uma segunda área associada à biomecânica do movimento humano, em que se desenvolvem projectos de análise cinemática, de análise das forças reactivas do apoio (através de uma plataforma de forças AMTI sincronizada com o sistema Vicon) e de análise da dinâmica por conjugação das anteriores de modo a serem obtidas as forças internas desenvolvidas pelo executante e os momentos de força que actuam nas articulações. 

Uma das áreas de desenvolvimento do MovLab é, precisamente, a dos jogos. O desenvolvimento de jogos de computador é um processo que requer a perfeita coordenação de uma equipa multidisciplinar, oferecendo um universo para ser explorado, desenhado e habitado. Do guião ao storyboard, da modelação e animação 3D à programação, da sonoplastia ao design gráfico, os jogos são um meio para o desenvolvimento de inovações tecnológicas elaboradas pelos mais diferentes especialistas.

O entusiasmo pelos mundos virtuais não é novidade, há muito que a experiência de uma Second Life atrai comunidades inteiras para portais de jogo multiplayer onde a possibilidade de experimentar novos universos rapidamente se torna num alvo comercial. Por outro lado, a “simples” experiência da simulação é para nós um motivo de estudo. O que resulta da acção de jogar, desde a consciência sobre as regras do jogo, ao sentido de presença físico e emocional do jogador, constituem por si só, aspectos essenciais às nossas orientações de investigação.

Coordenação:

Prof. Doutor João M.C. S. Abrantes
Filipe Costa Luz (Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa)

 Equipa

José Maria Dinis (Motion Capture e Programação Multimédia)
Vasco Bila (Programação)
Bruno Cipriano (Programação)
Rute Carvalho (Modelação e Animação 3D)
Juliano Storcchi (Modelação e Animação 3D)

Colaboradores

Prof. Doutor Luís Filipe B. Teixeira (Ludologia/Game Studies)
Rui Pereira Jorge (Sonoplastia - Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa)
Pedro Cascais (Programação Multimédia - Mestre pela Universidade de Barcelona)

 

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License