Ludologia/Game Studies » Criticismo Ludológico

Comunidade Científica de Língua Portuguesa de Videojogos

O mundo dos videojogos é actualmente uma das indústrias em maior expansão à escala global. Os seus índices económicos alcançaram em 2004 o patamar da indústria cinematográfica de Hollywood. Prevê-se que nos próximos anos e décadas a indústria dos videojogos se venha a tornar não apenas na indústria mais rentável do entretenimento, mas que seja também ela própria motor de desenvolvimento tecnológico e de inovação.
Os videojogos possuem uma história com cerca de meio século. Contudo até ao aparecimento das interfaces gráficas, nomeadamente das tecnologias 3d, estes concentraram-se acima de tudo sobre a criação de jogos competitivos, de agilidade ou de raciocínio e estratégia. Com uma potência gráfica muito perto dos níveis das “mainframes” de Hollywood, a exigência tanto ao nível da representação visual como ao nível de conteúdos alterou-se, sendo os seus produtos cada vez mais objecto de análises e dissertações académicas.
O projecto académico VIDEOJOGOS pretende destacar a emergência dos estudos do Entretenimento Interactivo no âmbito transdisciplinar, que una num mesmo campo científico a informática, a comunicação, o cinema, o design, a literatura, a filosofia, a psicologia, a sociologia, as belas artes... e promover dessa forma a colaboração interinstitucional nomeadamente no âmbito de projectos de investigação que versem sobre este novo domínio.

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License