Currículo » Varia

Varia

DIRECÇÃO, COLABORAÇÃO NO CORPO EDITORIAL E CIENTÍFICO (REVIEWER) DE PUBLICAÇÕES (nacionais e internacionais)


Junho 2013/…-Membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces Científicas- Educação da Universidade Tiradentes (Brasil)

Out. 2012/... – Membro do Editorial Board da Revista Via Communicandi (revista científica publicada pela Faculty of Social Sciences and Journalism, University of Lower Silesia, Polónia)

Out. 2011/... - Membro do Conselho Editorial da Intersemiose-Revista Digital da responsabilidade do NELI-Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose (com registo no CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco

Ag. 2011/... – Membro do Conselho Editorial da Hipertextus-Revista Digital da responsabilidade do NEHTE-Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (com registo no CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (http://www.hipertextus.net/conselho-editorial.html)

2008/... - Membro/Reviewer da Revista New Media & Society

2008-até ao presente - Membro/Reviewer da Revista internacional Eludamos-Journal for Computer Game Culture

1998 até ao presente - Membro do Comité Internacional de Leitura da Revista Taíra (C.R.E.L.I.T.-Centre de Recherche et Études Lusophones et Intertropicales) da Université Stendhal-Grenoble III

2008-até ao presente - Consultor Editorial da Qualbatroz;

2006 até ao presente – Membro da Comissão Científica da Revista Comunicação Pública (Revista Multidisciplinar de Comunicação), orgão científico da ESC-Escola Superior de Comunicação Social

2001-até ao presente - Co-Fundador e Membro do Conselho Editorial da Revista Caleidoscópio, orgão científico da ECATI-Escola de Comunicação,Artes e Tecnologias da Informação da ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;

2001/2003 - Março de 2005 - Fundador e Director do Jornal Medialogias orgão do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da ULHT

2000 - Co-Fundador da INTER@CT e Membro do Conselho de Redacção e, inicialmente, responsável pela secção de «Entrevistas», orgão digital do CECL Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

1998- 2009 - Membro do Conselho Editorial da Revista de Comunicação e Linguagens do CECL Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

 

Membro de Júris de Prémios Literários


1995 - Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» / Câmara Municipal de Famalicão

1992 - Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» / Câmara Municipal de Famalicão


Outras actividades de extensão culural e de participação na comunidade


Abril de 2004 – Vice-Presidente da Assembleia Geral da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (por eleição inter-pares)

2004-2008 - Director e Consultor Editorial da Pedra de Roseta-Edições e Comunicação, Lda

2003-2008 - Director da Colecção «Figurações» da Pedra de Roseta-Edições e Comunicação,Lda

2003 a 2004 – Membro do Conselho Fiscal da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

1997 - Membro Fundador da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, tendo feito parte da Comissão Instaladora na qualidade de Adjunto do Secretário-Geral

1997-2010 - Director da Colecção «Estudos de Comunicação, Cultura e Tecnologias» das Edições Lusófonas

1992-1997 - Coordenador da Colecção «Cosmovisões» das Edições Cosmos

 

Recolha, organização e transcrição de textos de Fernando Pessoa existentes no seu Espólio [E/BN]

1. «Na Casa de Saude de Cascaes», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp. 93-105 (reed. in Fernando Pessoa e a Filosofia Sanatorial, Lisboa: Nova Vega, pp.87-105)

2. «Aspectos», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.107-111.

3. «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» (Álvaro de Campos-excertos), recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.113-133.

4. «Texto de Thomas Crosse sobre Alberto Caeiro com referências a António Mora», recolha, organização e transcrição do fragmentos do espólio pessoano, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp. 135-136.

5. «Athena e Programma Periodico», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.137-143.

6. «Projectos assinados por António Mora», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.153-154.

7. «Projectos atribuídos por Pessoa a António Mora», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.155-168.

8. «Athena: Cadernos de Reconstrucção pagã. Primeiro Caderno:O Regreso dos Deuses-Introducção/Prefacio Á Obra de Alberto Caeiro», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.175-246.

9. «Athena: Cadernos de Reconstrucção pagã. Primeiro Caderno: Prolegomenos a uma reformação do Paganismo (Theoria Geral do Paganismo Novo)», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.247-290.

10. «Athena: Cadernos de Reconstrucção pagã. Primeiro Caderno: Os Fundamentos do Paganismo (Contrathese á «C.R.P» de Kant) e Tentativa de reconstruir o objectivismo pagão)», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp. 291-317

11.«Athena: Cadernos de Reconstrucção Pagã. Segundo Caderno: Introducção ao estudo da metaphysica», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp. 321-331.

12. «Athena: Cadernos de Reconstrucção Pagã. Quarto Caderno: Ensaio sobre a Disciplina», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.339-340.

13. «Dissertações: Dissertação sobre o Artificialismo», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, p.343

14. «Dissertações: Dissertação a favôr da Allemanha e do seu procedimento na Guerra Presente», recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este opúsculo, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.345-370

15. «Varia» (Textos em que Pessoa hesita na atribuição - Mora ou Pessoa? Reis ou Mora?; Textos de confronto e réplica a António Mora; Textos não assinados e sem título, passíveis de serem criticamente atribuídos a Mora, embora sem acentuado grau de certeza), recolha, organização e transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, edição crítica dos textos de António Mora-Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, col. «Série Maior», 2002, pp.373-389.

16.«O Rosa-Cruz», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 239-244.

17. «O Desconhecido», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 219-226.

18. «Na Casa de Saude de Caxias», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Y. Kace Centeno, Hermetismo e Utopia, Lisboa, Edições Salamandra, 1995, pp. 97-106 (reedição em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 213-224: reed. in Fernando Pessoa e a Filosofia Sanatorial, Lisboa: Nova Vega, pp. 107-120)

19. «O philosopho hermetico», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Y. Kace Centeno, Hermetismo e Utopia, Lisboa, Edições Salamandra, 1995, pp. 85-95 (reedição em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 195-204).

 20. «O Neo-Paganismo Portuguez e a Mythologia Nova» e «Programa Geral do Neo-Paganismo Portuguez», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 1-11.

21. «Prefacios do Dr. Ricardo Reis»: «Prefacio a Alberto Caeiro», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 15-76

22. «Ricardo Reis: Introduction to AC's poems» transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp 79-80

23. «Prefacio às Odes» (Ricardo Reis), transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 81-87.

24. «O Regresso dos Deuses» (Ricardo Reis), transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 89-96

25. «O Ideal Pagão» (Ricardo Reis), transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 101-102 

26. «Sciencia e Religião» (Ricardo reis), transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp. 105-118.

27. «O Paganismo Superior. Theoria do Paganismo» (Fernando Pessoa), transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: subsídios para uma edição crítica, transcrição, organização dos fragmentos e notas por Luís Filipe B. Teixeira, Fundação Calouste Gulbenkian/Acarte, 1996, pp.121-129.

28. «S. António», «S. João» e «S. Pedro», transcrição dos fragmentos do espólio pessoano pertencentes a este projecto, in Y. Kace Centeno, Os Santos Populares, ilustrações de Almada Negreiros e Eduardo Viana, Lisboa, Edições Salamandra/Casa Feranando Pessoa, 1994, pp. 17-56

 

 

 


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License