Currículo » Congressos/Colóquios

Congressos/Colóquios

53. Membro da Comissão Técnica de Programa do SBGames 2013 (track de Cultura) (XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - 16 a 18 de Outubro de 2013)

52. Membro da Comissão Técnico-Científica (referee) do Videojogos 2013- Conferência de Ciência e Artes dos Videojogos – 26/27 de Setembro de 2013 Coimbra

51. Membro da Comissão Técnica de Programa do SBGames 2012 (track de Cultura) (XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital da SBC – Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília – 2 a 4 de Novembro de 2012)

50. Membro da Comissão Técnica de Programa do SBGames 2011 (track de Cultura) (X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital / Salvador – Bahia - 7 a 9 de Novembro de 2011)

49. Membro da Comissão Científica da «2011 IADE Conference», Senses & Sensibility in Lisbon: Design, Marketing, Advertising. Photography and Visual Culture in the right place, 6th UNIDCOM/IADE International Conference, 6th to 8th October 2011

48. Membro da Comissão Científica da «2011 IADE Conference», Senses & Sensibility in Lisbon: and Drawing Research Network Conference, 6th UNIDCOM/IADE International Conference, 5th October 2011

47. Participou como Coordenador e apresentador da mesa «Diálogos I: Entre o Cânone e os Géneros» do Colóquio «Ficção e Cibercultura», integrado e organizado ao abrigo do Projecto de investigação «A Ficção e as Raízes da Cibercultura» (de que foi investigador)(financiado pela FCT - PTDC/CLE-LLI/099000/2008), que teve lugar nos dias 1 e 2 de Março de 2012 na Universidade Nova de Lisboa (CECL-Centro de Estudos Comunicação e Linguagens)

46. Participou como Membro da Comissão de Programa (referee) do SBGames 2010: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização): Games na Rede (Rio de Janeiro, 08 a 10 de Novembro de 2010), da trilha de Game & Culture

45. Membro da Comissão Científica do VI Seminário de Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação-Construindo novas trilhas (UNEB-Universidade EStadual da Bahia - 6/7 de Maio 2010)

44. Membro da Comissão Técnico-Científica (referee) do Videojogos 2009 (Aveiro, 26 e 27 de Novembro de 2009)

43. Participou como Membro da Comissão de Programa (referee) do SBGames 2009: Thinking about Convergence (Rio de Janeiro, 08 a 10 de Outubro de 2009), da trilha de Game & Culture

42. Participou como orador no VI SOPCOM sob o tema «Sociedade dos Média: Comunicação, Política e Tecnologia» que teve lugar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias nos dias 14-17 de Abril de 2009 com uma comunicação sob o título «Videojogos: Um (novo) Média para a Educação».

41. Participou como Co-coordenador da mesa temática sobre «Cibercultura» do VI SOPCOM (ULHT, 14-17 de Abril 2009) (texto introdutório à mesa)

40. Participou, quer como membro da(s) Comissão(ões) Científica(s), quer como membro da organização do VI SOPCOM sob o tema «Sociedade dos Média: Comunicação, Política e Tecnologia»/do 8º LUSOCOM sob o tema «Comunicação, Espaço Global e Lusofonia»/ e do 4º Ibérico sob o tema «Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico», que tiveram lugar na Universidade Lusófona de Humanidades e TEcnologias nos dias 14-17 de Abril de 2009.

39. Participou como orador no Colóquio Internacional «A Arte da Cultura: Silêncios - Símbolos - Máscaras», em homenagem à Professora Doutora Yvette Kace Centeno (Universidade Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,  Lisboa - 19, 20 e 21 de Novembro de 2008), com uma comunicação sob o título «A arte de Jardinar o Roseiral: Cartografia (metodológica) de edição dos textos Esotéricos e Herméticos de Fernando Pessoa».

38. Membro da Comissão de referee do SBGames 2008 (Belo Horizonte, 10 a 12 de Novembro 2008), da trilha de Game & Culture

37. Membro da Comissão de Programa do DigitalGames (Porto, Novembro,2008)

36. Participou como orador no Colóquio Internacional «Gnose e Gnosticismo - Genealogias. Emergências» (Porto- Ateneu Comercial do Porto, 14 e 15 de Novembro de 2008), com uma comunicação sob o título «A Gnose em Fernando Pessoa».

35. Participou como Membro da Comissão Científica do Games 2007 e do 2º iDIG-International Digital Conference (Portalegre, Setembro 2007)

34. Conferência «Nos passos de...David: Retrato de uma Memória» no Colóquio «Davidando», em homenagem a David Mourão-Ferreira, promovido pela Cátedra David Mourão-Ferreira da Università di Bari/Instituto Camões, Bari, 11 e 12 de Maio de 2007

33. Conferência sobre «Pessoa no Holodeck:Ludologia e os Novos Média» no auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Colóquio Cinemavideojogos@com.educacao  organizado pelo CRE-Centro de Recursos Educativos no dia 17 de Janeiro de 2007.

32. Participou como Membro da Comissão Científica do Games 2006 e do iDIG – International Digital Conference (Portalegre, Setembro 2006)

31. Membro da Comissão de referee da iDIG – International Digital Conference (Portalegre, Setembro 2006)

30. Conferência sobre «(Composição) Narrativa vs Jogabilidade: Uma discussão (não) radical», incluída na mesa temática sobre «Composição não-linear e hiper-narrativa», Congresso sobre «As Tendências da Cultura das Redes em Portugal», CCB, 25 de Maio de 2006

29. Conferência na 9ª Sessão da área curricular "Ética e Deontologia" (Grupo 8º do XXIV Curso Normal de Formação de Magistrados), no dia 14.11.2005, no Centro de Estudos Judiciários, essencialmente, sobre Opinião pública e função jurisdicional, «Os média e os tribunais», «Direito de crónica e segredo de justiça»

28. Conferência «Do oral ao cibertexto: Em torno da(s) Ludicidade(s) da mediação», na Livraria O Navio de Espelhos, Aveiro, dia 22 de Outubro de 2005.

27. Conferência incluída no Seminário (5º Ano) da Licenciatura em Arquitectura (Projecto IV), coordenado pelos Professores Arquitectos Vasco Pinheiro, Pedro Formozinho, Daniela Ermano e Susana Terra da Mota, em torno da temática da Interacção da Arquitectura e das formas construídas com a Sociedade e, em particular, por relação com a noção de «Cidade» e de «Contemporaneidade», partindo dos textos de Poe (The Man of the Crowd), Baudelaire (O pintor da vida moderna) e de Italo Calvino(Seis Propostas para o próximo milénio), 17 de Outubro de 2005, ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

26. Participação com comunicações, no I Curso de Verão do CICCOM-Universidade do Algarve: As Linguagens fílmicas e os novos contextos de comunicação e ludicidade», dias 22-23 e 24 de Junho. Participação, no dia 22, na sessão sobre «Jogos e Linguagens fílmicas» com duas colaborações, respectivamente, sobre «As linguagens fílmicas e os cruzamentos de novos géneros e suportes» «Pessoa no holodeck I: Uma disciplina emergente?»; e «Pessoas, Músicas e estratégias no holodeck II: subjectividade, narrativa e ludicidade».

25. Participação, com uma conferência, no ciclo sobre «Profissão e Competências dos Cientistas Sociais», no Painel IV:Gestão da Cultura nas Cidades, dia 13 de Maio de 2005, ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

24. Mesa-Redonda: «Novos Caminhos na Produção Multimédia:A Indústria de Jogos», integrada na VI Semana do Audiovisual e Multimédia da ULHT-Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias, 4 de Maio de 2005 - incluindo Luís Filipe B. Teixeira (coordenador), Benoit de Sokal, Gonzalo Frasca, Espen Aarseth.

23. Participação, com uma comunicação sobre as relações entre «Pessoa e Lisboa», no Project Work Venezia e Lisbona:Laboratorio delle intersezioni (Città, sostenibilità, paesaggio, piano/Cidade, sustentabilidade, paisagem,plano), que culminou na edição do livro, Project Work, coordenado por Antonino Marguccio e Carlos Alho, Universittà Iuav di Venezia/Ulht-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2004)

22. Proferiu duas comunicações inseridas num Seminário de Estudos Culturais, no âmbito do encerramento do ano lectivo de 2003/2004, na Universidade do Algarve/Escola Superior de Educação, sob o tema «Quem és tu, nick?- Por detrás do monitor ninguém sabe quem és!», em 5 e 6 de Julho de 2004, respectivamente, sob os títulos «Por detrás daquela pantalha, passava-se uma noite bem…» (presupostos ludológicos para uma heterodoxia cultural da narratividade através das linguagens fílmicas e hipertextuais); e «Captain!my Captain rise up – Carpe noctem!» (sobre Afecção e técnica:Oficina de cruzamentos culturais em torno da heteronímia pessoana, o neo-paganismo e os jogos electrónicos).Este Seminário foi organizado pelo curso de Ciências da Comunicação/Projecto Educaunet da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e pela Pedra de Roseta-Edições e Comunicação,Lda.

21. Proferiu uma comunicação intitulada «Figur@ções maquínicas da Escrita 2.0: Alfabetos, ars combinatoria e hipertexto no ICNC2001-Congresso Internacional sobre as Redes (Fundação Calouste Gulbenkian, 15 de Outubro de 2001  Comunicação e Linguagens, orgão do CECL-Centro de Estudos Comunicação e Linguagens, num número especial sobre este Congresso «A cultura das Redes», nº extra, pp. 401-408)

20. Proferiu uma comunicação no II Congresso da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: Rumos da Sociedade da Comunicação intitulada «O conceito de ‘forma simbólica’ como base de uma Fenomenologia da Comunicação e da Cultura», integrada na mesa-temática «Comunicação, Arte e Cultura» coordenada pela Doutora Teresa Cruz (Fundação Calouste Gulbenkian, 15 de Outubro de 2001)

19.Proferiu uma comunicação na «VIII Semana Sociológica: Poder e redes de Poder» que ocorreram na ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, numa mesa subordinada ao tema «O poder dos interfaces na sociedade da Comunicação» (28 de Maio de 2001)

18. Proferiu uma comunicação no I Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação intitulada «Figur@ções maquínicas da Escrita 1.0: Em torno da Palavra digital e da Escrita Topográfica» que teve lugar em Málaga em 7, 8 e 9 de Maio de 2001 (texto já publicado na Revista Caleidoscópio, revista do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Edições Lusófonas, 2001, pp.43-57)

17. Proferiu um comentário à conferência proferida pelo Professor Louis Vieira (Université de Nancy2) intitulada «A veiculação de informação em conteúdos imagéticos», que teve lugar na ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, dentro do ciclo de conferências da «III Semana do Audiovisual e Multimédia: Desafios do audiovisual perante a cultura digital», promovidas pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação (2 Junho de 2000)

16. Proferiu uma comunicação na «VI Semana Sociológica: Sociedade e Universidade Portuguesas 25 anos depois» que ocorreram na ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, numa mesa subordinada ao tema «O panorama das Ciências da Comunicação e da Informação» (23 de Abril de 1999)

15. Proferiu uma conferência no «Colóquio Internacional sobre Fernando Pessoa, o Esoterismo e Aleister Crowley», promovida pela Câmara de Cascais, subordinada ao tema «Fernando Pessoa ou o Esoterismo como Mito-logia de Ser- Eu (de todas as maneiras» (em 3 de Junho de 2000).

14. Proferiu uma comunicação nos «Debates em torno da Escrita: Ainda estamos vivos e escrevemos Sol» que ocorreram na ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, organizados pela área de Gestão de Actividades culturais do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, subordinada ao tema «Da experiência do Ensaio ao Ensaio crítico da Experiência» (em 4 de Maio de 2000)

13. Proferiu uma comunicação no I Congresso de Ciências da Comunicação, sob o título «Edição Crítica, hipertexto e biblioteca electrónica: Dêem um modem a Fernando Pessoa», evento patrocinado pela SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, o qual teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (em 22 de Março de 1999).

12. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema «Virtualidade e Heteronímia: As viagens pessoanas de Alice» no II Lusocom: Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, promovido pela SOPCOM: e INTERCOM, que se realizou na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), entre os dias 28 e 30 de Abril (em 29 de Abril de 1998).

11. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema «Crítica da Razão Pós-Moderna: Em defesa do "Regresso dos Deuses" (esboço)» no I ENCONTRO LUSÓFONO DE COMUNICAÇÃO, o qual se realizou no ISMAG-Instituto Superior de Matemáticas e Gestão / ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) nos dias 18 e 19 de Abril de 1997 no Auditório daquela Universidade. (disponível em www.luisfilipeteixeira.com) (em 19 de Abril de 1997)

10. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema FILOLOGIA vs FILOSOFIA ou AS METAMORFOSES DE HERMES, na Casa Fernando Pessoa, integrada na semana do «Viva a Ciência», promovida pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (texto editado em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 193- 205) (em 17 de Outubro de 1995)

9. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema CIÊNCIA E ESOTERISMO EM FERNANDO PESSOA, na Casa Fernando Pessoa, integrada na semana do «Viva a Ciência», promovida pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (texto editado em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 169-192) (em 27 de Outubro de 1994)

8. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema DO MITO À CIÊNCIA OU A FÁBULA DO HOMEM QUE TROCOU A TARTARUGA POR AQUILES, na Casa Fernando Pessoa, integrada na semana do «Viva a Ciência», promovida pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (texto editado em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 149-168) (em 25 de Outubro de 1994)

7. Proferiu uma comunicação subordinada ao tema PASCOAES / PESSOA : A ORIGEM DE UMA DIVERGÊNCIA OU O «CAMINHO-DE-FERRO» DA SAUDADE AO TRANSCENDENTALISMO, no Colóquio Introdução à Filosofia da Saudade, promovido pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, o qual teve lugar no Palácio da Independência (entre os dias 19 e 24) (texto editado em Pensar Pessoa: A dimensão filosófica e hermética da Obra de Fernando Pessoa, Porto, Lello Irmão, 1997, pp. 49-76) (em 23 de Abril de 1993)

6. Proferiu uma comunicação numa aula da cadeira de Filosofia e Cultura em Portugal, da Licenciatura em Filosofia (variante História das Ideias), na Universidade Nova de Lisboa, leccionada pelo Professor Doutor José Esteves Pereira, sobre o tema O PROBLEMA DAS FILOSOFIAS NACIONAIS (em 2 de Dezembro de 1992)

5. Proferiu uma comunicação no 1º CONGRESSO SOBRE «O HOMEM E A MORTE», organizado pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade  Comissão Interdepartamental -, realizado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Foi membro da Comissão Científica deste Congresso (em Outubro de 1991)

4. Proferiu uma Conferência subordinada ao tema O CONCEITO DE UTOPIA EM FERNANDO PESSOA, no Centro Cultural D. João das Regras (Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica) (em 6 de Julho de 1991)

3. Apresentou uma comunicação numa das sessões do Seminário PROPOSTAS PARA A CARACTERIZAÇÃO DAS FILOSOFIAS NACIONAIS, dirigido pelo Professor Doutor António Paim, realizado entre os dias 9 e 13 de Julho de 1990 como extensão do Colóquio TOBIAS BARRETO, organizado pelo Instituto Pluridisciplinar e de História das Ideias da Universidade Nova de Lisboa, comunicação essa que foi editada, de parceria com outros textos produzidos nesse Seminário, na obra de António Paim, Das Filosofias Nacionais, Lisboa, Inst. Pluridisciplinar de História das Ideias, Universidade Nova de Lisboa, 1991, pp. 52-6.

2. Proferiu uma conferência na Escola Secundária Santa Maria (Sintra), subordinada ao tema A ALQUIMIA EM FERNANDO PESSOA (em 11 de Maio de 1989).

1. Em Abril de 1987 deslocou-se à Escola Secundária Gama Barros (Cacém) no sentido de apresentar um DIAPORAMA, por si realizado, sobre o tema «O MITO DO LABIRINTO» (diapositivos e banda sonora), incluído na semana cultural daquele estabelecimento de ensino.

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

1. Participação no Congresso Internacional sobre «A tendência da Cultura das Redes em Portugal», CCB, 25/26 Maio de 2006 (Ver «Conferências e Colóquios como orador)

2. Participação no IV Congresso da SOPCOM sob o tema «Repensar os Media:Novos Contextos da Comunicação e da Informação»)(Aveiro, 20 e 21 de Outubro de 2005) e Co-coordenador da mesa temática sobre «Comunicação e Ludicidade»

3. Participação no III Congresso da SOPCOM (Covilhã, 21 de Abril de 2004)

4. Participação no VI Lusocom (Covilhã, 21 de Abril de 2004) e coordenador da mesa temática sobre «História da Comunicação»

5. Participação no Congresso Internacional sobre a Cultura das Redes, promovido pelo CECL-Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, realizado em Outubro de 2001 na F. Calouste Gulbenkian (Ver «Conferências e Colóquios como orador)

6. Participação no II Congresso da SOPCOM realizado em 15, 16 e 17 de Outubro de 2001 na Gulbenkian (Lisboa), sobre o tema «Rumos da Sociedade da Comunicação». (Ver «Conferências e Colóquios como orador)

7. Participação nas conferências proferidas por Jean Clément, professor agregado de letras modernas do Departamento “Hypermédias” da Universidade de Paris VIII, as quais foram organizadas pelo CECL-Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, intituladas, respectivamente, «La littérature numérique: génealogie et problèmes» e «Poétique de l’hyperfiction», que tiveram lugar nos dias 5 e 8 de Maio de 2000 no Auditório 3 e 2 dessa Universidade.

8. Participação no 3º Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação: Investigação: Convergências e Desafios (Braga, 27 a 30 de Outubro de 1999)

9. Participação no seminário apresentado pelo Professor Doutor Hermínio Martins, de St. Antony’s College, ocorrido a 27 e 30 de Março e 2,3 e 21 de Abril de 1998, organizado pelo CECL-Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e realizado no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com um total de 12 horas lectivas. Deste Seminário constaram as seguintes Conferências: «De Francis Bacon a Vico: a tradição ‘ergética’»; «O voluntarismo teológico e as origens da ciência moderna. Descartes e o automatismo»; «Saint- Simon, Comte e os Saint-Simonianos: A formação do conceito de sociedade industrial ou científico-industrial»; «Cournot e a mecanização da sociedade»; «Tradições hegelianas na teorização da ciência e da técnica: a antropologia filosófica e as correntes marxistas»; e «Darwinismo e tecnologia: de Samuel Butler à informatização da biologia».

10. Participação, como membro da Comissão Organizadora, no I ENCONTRO LUSÓFONO DE COMUNICAÇÃO, organizado pelo ISMAG-Instituto Superior de Matemáticas e Gestão / ULHT-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) realizado nos dias 18, 19 e 20 de Abril de 1997 no Auditório daquela Universidade.

11. Participação, na qualidade de Convidado, no ICTM97 (Conferência Internacional sobre Tecnologias e Mediação), realizadas nos dias 27, 28 e 29 de Março de 1997 no Auditório da Culturgest (Lisboa) e organizadas pelo Departamento de Ciências da Comunicação/CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens) da Universidade Nova de Lisboa/Departamento de Comunicação Social da Universidade da Beira Interior e CNRS/LAIOS (Paris).

12. Participação no Colóquio VALORES RELIGIOSOS E IDEAL MAÇÓNICO: CONVERGÊNCIAS, organizado pelo Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos Afonso Domingues), realizado nos dias 23 a 26 de Março de 1994 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

13. Participação no seminário O PORTUGUÊS, LINGUA DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL, realizado nos dias 1, 2 e 3 de Junho de 1992 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sob os auspícios da Comissão das Comunidades Europeias.

14. Participação, na qualidade de convidado, no Seminário de Mestrado TEATRO E SOCIEDADE, dirigido pela Professora Doutora Yvette Kace Centeno, na Universidade Nova de Lisboa (1991/1992).

15. Participou num Seminário dirigido pelo Professor Doutor António Paim, subordinado ao tema PROPOSTAS PARA A CARACTERIZAÇÃO DAS FILOSOFIAS NACIONAIS, realizado como extensão do colóquio TOBIAS BARRETO De 9 a 13 de Julho de1990)

16. Participou num colóquio organizado pelo Instituto Pluridisciplinar e de História das Ideias da Universidade Nova de Lisboa, subordinado ao tema TOBIAS BARRETO (de 4 a 7 de Julho de1990)

17. Participou numa conferência proferida por José Manuel Anes (da Universidade Nova de Lisboa), subordinada ao tema UMA INCURSÃO NO MUNDO DA ALQUIMIA, organizada pelo clube de Física e Química «O Quark» da Escola Secundária de Queluz nº 1 (em 31 de Maio de1990)

18. Participação no Seminário ANTROPOLOGIA DO SIMBÓLICO, realizado no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), sob a direcção de Carlos Gomes da Silva (1982/83).

19. Participação no ciclo de conferências ASPECTOS E PROBLEMAS DA ARTE MODERNA, realizadas por Rui Mário Gonçalves, na Galeria Quadrum (1979).


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License