Ludologia/Game Studies » (Ludo) Glossário Jogos

The Sims 2

The Sims 2 marca o retorno das pessoas virtuais e dos seus lares digitais, desta vez com uma apresentação completamente tridimensional. Como no original, os jogadores criam avatares escolhendo as suas aparências e personalidades, moldando os seus lares com objetos comprados com dinheiro ganho nos seus empregos enquanto procuram a felicidade, gerindo necessidades como a fome, a diversão e o descanso, dentre outras.
O ponto alto deste jogo é definitivamente a interatividade e imersibilidade proporcionadas, características estas traduzidas na quase que infinita lista de acções que podem ser executadas pelo jogador que chega a passar horas ininterruptas em frente do computador enquanto controla o seu Sim no universo paralelo de The Sims 2.
Neste simulador da vida (ainda que se trate de uma vida bastante simplificada, marcada por idéias consumistas) é possível interagir com praticamente tudo o que há ao redor dos personagens.
Quanto à narrativa do jogo, é bastante simples se analisada pelo prisma da narrativa cinematográfica, basicamente composta pela estrutura começo, meio e fim e imbuída de diálogos que têm por finalidade esclarecer o enredo e as acções sequenciais com este mesmo intento, mas quando analisada a partir da própria narrativa presente nos meios digitais, que propõe a fuga da linearidade, aí temos um jogo riquíssimo em narrativas alternativas que podem ser criadas pelo próprio jogador enquanto tenta satisfazer as necessidades dos seus personagens virtuais.
A interface do jogo é bastante intuitiva e extremamente simplificada: basta passar o rato sobre os elementos no ecrã e com apenas um clique abre-se um leque de possibilidades de interacção para o nosso personagem. Há  uma quantidade muito extensa de informações que podem ser visualizadas no decorrer do jogo, mas que não chegam a deixar o jogador com a sensação de estar perdido, uma vez que são disponibilizadas em doses homeopáticas e o próprio jogador escolhe entre três velocidades em que a acção no jogo pode acontecer.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2004, The Sims 2 ganhou os seguintes pacotes de expansões: Vida de Universitário, Vida Noturna, Aberto para Negócios e Bichos de Estimação
 

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License