Ludologia/Game Studies » (Ludo) Glossário Jogos

Myst

Myst foi, inicialmente, um jogo de computador do género aventura gráfica desenvolvido pela Cyan e distribuído pela Brøderbund em 1993. Originalmente foi desenvolvido para os computadores Macintosh mas um ano após o lançamento ganhou uma versão para Windows. A criação do jogo foi dirigida pelos irmãos Rand e Robyn Miller.
Myst foi lançado pela empresa norte-americana Cyan , em 1993 e o enredo é desenvolvido numa "realidade" ou num mundo diferente do nosso. O mais interessante é que o personagem do jogo poderia ser qualquer um, inclusive o próprio jogador, porque aqui ninguém tem poderes sobrenaturais ou armas futuristas.
Além da parte gráfica ser atraente, a música e os efeitos sonoros fascinantes, o Myst conta com testes de inteligência - algo até então quase inexistente nos jogos de ficção e fantasia, que consistia basicamente em matar. A interacção do novo jogo com os jogadores era algo nunca visto antes, permitindo ao jogador imergir no ambiente do próprio jogo.
Esteve entre os jogos para computador mais vendidos durante toda a década de 90, incentivando a produção de sequências: Riven, Exile, Revelation e End of Ages. Além disso, o jogo foi reeditado duas vezes em Myst Masterpice Edition contando com gráficos e sons melhorados e em realMyst contando com efeitos 3D e outras idades.
Também levou à publicação de livros baseados na história do jogo, um jogo MMORPG denominado Uru: Ages Beyond Myst e de histórias aos quadradinhos.
Em 1997 foi lançado o segundo jogo da série, chamado Riven e em 2001, o terceiro Jogo chamado Myst III: Exile. ´Posteriormente, saiu para PS2 e para PSP.
 
Plataformas: PC, Sega Saturn  PSP

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License