Ludologia/Game Studies » (Ludo) Glossário Geral

PEGI

PEGI é a abreviatura de Pan European Game Information (Informação Pan-europeia sobre Jogos). Trata-se do primeiro sistema de classificação por idades pan-europeu para jogos de computador e videojogos, que oferece aos pais, compradores e consumidores online a garantia de que o jogo é adequado para um determinado grupo etária. Salienta-se o facto das classificações PEGI se traduzirem em recomendações relativamente ao conteúdo do produto e à adequação de visualização do mesmo, e não no que diz respeito à sua jogabilidade ou acessibilidade.

O sistema PEGI adquire uma extrema relevância quando colocado nesta perspectiva: é a primeira vez que qualquer forma de meio de entretenimento utiliza um sistema de classificação por idades que contempla os vários padrões culturais de diversos países europeus. O sistema PEGI é posto em prática e gerido pela ISFE  Interactive Software Federation of Europe (Federação Europeia de Software Interactivo). O NICAM  Netherlands Institute for the Classification of Audiovisual Media (Instituto Neerlandês para a Classificação de Meios Audiovisuais) é o administrador da ISFE e responsável pela aplicação prática do sistema PEGI. O VSC  Video Standards Council (Conselho de Normas de Vídeo) é o agente do NICAM no Reino Unido.

Logótipos e especificadores
O sistema PEGI utiliza cinco categorias de idades, nomeadamente: a partir dos três anos; maiores de 12 anos; maiores de 16 e maiores de 18. Estes indicadores serão ainda mais inteligíveis, já que passarão a conter especificadores de conteúdo sempre que tal se justifique. Dentro do sistema PEGI existem sete especificadores de conteúdo diferentes. 

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License