Provas Académicas » Doutoramento/Bibliografia Geral

Doutoramento/Bibliografia Geral

AA.VV., Anthropologie de l’écriture, Paris, Centre Georges Pompidou, 1984

— L’Écriture - théories et descritions, Bruxelas, ed. Universitaires, De Boeck Université, 1988.

— Michel Foucault philosophe: Rencontre internationale (Paris, 9, 10 e 11 Janvier 1988), Paris, Seuil, 1989.

— Sobre o romance no século XX: A reflexão dos escritores alemães, organização, seleccão e posfácio de Teresa Seruya, Lisboa, Edições Colibri, 1995.

ABASTADO, C. Mythes et rituels de l’ecriture, Paris, Édition Complexe, 1979.

ARISTOTE, L’homme de génie et la mélancolie, traduction, présentation et notes de J. Pigeaud, Paris, Éditions Rivages, 1993.
 

AVALLE, D’Arco Silvio, Principî di critica testuale, Padova, Antenore, 1972.

BABO, Maria Augusta, «Un livre qui n’en était pas un», in Poétique nº 91, Setembro de 1992.

— A escrita do livro, Lisboa, Vega, 1993.

BARTHES, Roland, «Écrivains et écrivants», in Arguments nº 20, 4º trimestre 1960

— O grau zero da escrita, Lisboa, Edições 70, 1989.

— «Da obra ao texto», in O rumor da língua, Lisboa, Edições 70, 1987, p. 47-84

BAUDELAIRE, Charles, O pintor da vida moderna, tradução e posfácio de Teresa Cruz, Lisboa Vega,1993.

BLANCHOT, Maurice, L’espace littéraire, Paris, Idées/Gallimard, 1955.

— O livro por vir, Lisboa, Relógio d’Água, 1984

BUSS, E., «l’autobiographie considérée comme un acte littéraire», in Poétique, nº 17.

CALVINO, Italo, Seis propostas para o próximo milénio, 2ª edição, Lisboa, Teorema, 1994.

CASSIRER, Ernst, La philosophie des formes symboliques, trad. Jean Lacoste, 3 volumes, Paris, Éditions Minuit, respectivamente 1972, 1979 e 1972.
 

CENTENO, Yvette Kace, A arte de jardinar: do símbolo no texto literário, Lisboa, Editorial Presença, 1991.

CERQUIGLINI, Bernard, Éloge de la variante: Histoire critique de la philologie, Paris, Seuil, 1989.
 

COLLIN, F., Maurice Blanchot et la question de l’écriture, Paris, Gallimard, 1971.

COLONNA, V., L’autofiction: essai sur la fictionnalisation de soi en Littérature, tese apr. na École des Hautes Études en Sciences Sociales, 1989.

COMPAGNON, A., «Le nom propre», in Tour 34/44, cahiers de recherche de STD, Université de Paris 7, automne 1980

CONTINI, Gianfranco, Breviario di ecdotica, Milano/Napoli, Ricardo Ricciardi, 1986.
 

CRUZ, Maria Teresa, Designação dos limites - o trabalho do nome na constituição da obra de arte moderna, tese de meestrado em Comunicação Social, Universidade Nova de Lisboa, 1989.

DERRIDA, Jacques, L’écriture et la différence, Paris, Seuil, 1967.

— La voix et le phénomène, Paris, PUF, 1976.

— Margens da Filosofia, tradução de Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães, Porto, Rés editora, s.d.

DUARTE, Luiz Fagundes, «Texto acabado e texto virtual ou a cauda do cometa», in Revista da Biblioteca Nacional, S.2, vol. 3 (3), Setembro-Dezembro 1988, p. 167-181.

— «Introdução» ao Álbum de autógrafos de escritores portugueses, Lisboa, Associação Portuguesa de Autores, 1994, p. 9-17.

— «Para um método linguístico em crítica textual», in Actas do XIX Congresso Internacional de Lingüística e Filoloxía Románicas, vol. VII, Coruña, Fundación «Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa, 1994, p. 27-33.

— «Prática de Edição: Onde está o Autor?», in Génese e Memória. Actas do IV Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito e de Edições, São Paulo, Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário, Universidade de São Paulo, 1994, p. 335-358

— «Edição Crítica e Memória», in Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nº 8, Edições Colibri, 1996, p. 133-139.

DOUBROVSKY, S., Autobiographiques, Paris, PUF, 1988.

DRUET, R., e GRÉGOIRE, H., La civilisation et l’écriture, Paris, Fayard, 1976.

ECO, Umberto, Sobre os espelhos e outros ensaios, Lisboa, Difel, 1989.
 

FOUCAULT, Michel, As palavras e as coisas, tradução de António Ramos Rosa, Lisboa, Edições 70, 1988.

— «Verdade e subjectividade (Howison Lectures)», in Revista Comunicação e Linguagens, nº 19, Edições Cosmos, Dezembro de 1993, p. 201-223.

— L’ordre du discours, Paris, Gallimard, 1994.

— O que é um autor?, Lisboa, Vega, s.d.

GASKELL, Philip, From writer to reader: Studies in editorial method, Oxford, Clarendon Press, 1978.

— A new introduction to bibliography, Oxford, 1972.

GELB, I. J., Pour une théorie de l’écriture, Paris, Flammarion, 1973.

GOVANNAGELLI, D., Écriture et répétition, Paris, 10/18, 1979.
GRÉSILLON, Almuth et WERNER, Michaël (textes réunis par), Leçons d’écriture — ce que disent les manuscrits (en hommage à Louis Hay), Paris, Minard, 1985.

— Eléments de critique génétique: Lire les manuscrits modernes, Paris, P.U.F.,1994.

GUÉRIN, M., Qu’est-ce qu’une oeuvre?, Actes Sud, 1986.

GUSDORF, Georges, Les écritures du moi, Paris, Ed. Odile Jacob, 1991.

HESSE, Hermann, Aquista, tradução de Maria Adélia Silva Melo, Lisboa, Difel, 1997.
 

LAUFER, R. (apres.), Le texte et son inscription, Paris, Ed. CNRS, 1989.

LAUGAA, M. La pensée du pseudonyme, Paris, PUF, 1992.
 

LELLOUCHE, Raphael, Borges ou l’hypothèse de l’auteur, Paris, Éditions Balland, 1989.


LÉVESQUE, C., L’étrangeté du texte, Paris, 10/18, 1978.
 

MANN, Thomas, A montanha mágica, Lisboa, Livros do Brasil, s.d.

— Wagner et notre temps, Paris, Hachette, col. Pluriel, s.d.

MAY, G., L’autobiographie, Paris, PUF, 1979.

MCGANN, Jerome J., A critique of modern textual criticism, Chicago/London, The University of Chicago Press, 1983.


MOURÃO, José Augusto, «Verdade e veridicção» in Revista Comunicação e Linguagens, nº 19, Edições Cosmos, Dezembro de 1993, p. 35-45.
 

NEUMANN, Erich, The origins of Consciousness, with a foreword by C. G. Jung, translated from the german by R. F. Hull, New York/Princeton, Princeton University Press, Bollingen Series XLII, 1973.

PLAZA, Monique, A escrita e a loucura, Lisboa, Editorial Estampa, 1990.
 

REY, Jean Michel, «Nihilism and autobiography», translated by Sinclair Robinson, na obra colectiva Nietzsche and the rhetoric of nihilism: Essays on interpretation, language and politics, Ottawa (Canada), Carleton University Press, 1989, p. 23-?36.

SANTOS, Leonel Ribeiro dos, A razão sensível. Estudos kantianos, Lisboa, Edições Colibri, 1994.

STUSSI, Alfredo (org.), La critica del testo, Bologna, Di Mulino, 1985.

TADIÉ, Jean-Yves, O romance no século XX, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1992.
 

TANSELLE, G. T., Textual criticism since Greg. A chronicle: 1950-1985, Charlottesville, 1985

TEIXEIRA, Luís Filipe B., Consciência Sacra (A), Sintra, Mar.Fim, 1987.

— «A ‘Morte’ como paradigma da Vida: Dionysos-Plutão ou a Arte como alquimia do Verbo», in Taíra revue du centre de recherche et d’études lusophones et intertropicales (C.R.E.L.I.T.), nº 6, Université Stendhal-?Grenoble III, 1994, p. 55-70.

— «Da melancholia saturnina: o ‘sol niger’ da criação», in Taíra revue du centre de recherche et d’études lusophones et intertropicales (C.R.E.L.I.T.), nº 7, Université Stendhal-Grenoble III, 1995, p. 29-44.

THORPE, James, Principles of textual criticism, San Marino, Ca., The Hunting Library, 1972.

WILLARD, Need, Le génie et la folie au dix-huitième siècle, Paris, P.U.F., 1963.

ZILSEL, Edgar, Le génie: Histoire d’une notion de l’antiquité à la Renaissance, traduction de Michel Thévenaz, préface de Nathalie Heinich, Paris, Les Éditions Minuit, 1993.

Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License