Ac@dEMia » Conselho Internacional // International Board

Conselho Internacional // International Board

Erick Felinto

Doutor em Literatura Comparada pela UERJ/UCLA e Pós-Doutorado em Estudos de Mídia pela Universität der Künste Berlin. É pesquisador do CNPq e professor adjunto na UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde realiza pesquisas sobre cinema e cibercultura. Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCIBER: biênio 2009-2011). Foi Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2007-2009, é membro fundador da ABCIBER e foi membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE) entre 2005 e 2009. Além disso, pertence ao Conselho Editorial da coleção "Cibercultura", da Editora Sulina, e foi coordenador do NP "Tecnologias da Informação e Comunicação" da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERCOM) no biênio 2006-2008. Trabalhou como parceiro da Universität der Künste Berlin, sob a supervisão de Siegfried Zielinski, na produção do DVD "We Shall Survive in the Memory of Others", contendo as últimas entrevistas dadas pelo filósofo Vilém Flusser. Foi presidente e organizador principal do Simpósio Internacional "A Vida Secreta dos Objetos: Medialidades, Materialidades, Temporalidades", realizado no Rio de Janeiro e mais três capitais brasileiras em agosto de 2012. É autor dos livros A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura (Sulina, 2005), Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação (EDIPUCRS, 2006), Silêncio de Deus, Silêncio dos Homens: Babel e a Sobrevivência do Sagrado na Literatura Moderna (Sulina, 2008), A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica (Ateliê Editorial, 2008), Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais (Sulina, com Ivana Bentes) e O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo (Paulus).

_______________

Eric Zimmerman

Game designer, escritor e professor. Trabalha na indústria dos videojogos há mais de dezasseis anos. Fundou o Gamelab, um estúdio independente de games situado em NYC. Tem estado envolvido na criação e desenvolvimento de vários games, desde o fundamental título do Gamelab Diner Dash ao pioneiro jogo online SiSSYFiGHT 2000, bem como o igualmente fundamental Gamestar Mechanic, financiado pela Fundação MacArthur. É o Co-Fundador do Gamelab, spin-off sem fins lucrativos, The Institute of Play. É ainda o co-autor do ‘clássico’ livro sobre game design Rules of Play com Katie Salen. Ensinou no MIT, NYU, SVA, e Parsons School of Design. Actualmente, é freelancer game designer. Mais informação em www.ericzimmerman.com

_______________

Ermelinda Ferreira

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife. Mestrado (UFPE), Doutorado (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)/Universidade de Lisboa), Pós- Doutorado (Universidade Nova de Lisboa) em Letras. Pesquisadora do CNPq, Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose e vice-líder do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE-UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco e Colaboradora do Programa de Pós- Graduação em Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba.

_______________

Fabian Luduena

Doutor pela École des Hautes Études en Sciencies Sociales de Paris. Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e do Instituto de investigaciones "Gino Germani", Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Profesor de pós-graduação da Facultad de Ciencias Sociales da UBA e Professor Associado de Filosofía, Universidade UADE, Argentina. Autor de Homo Oeconomicus. Marsilio Ficino, la teología y los misterios paganos (Madrid: Miño y Dávila editores, 2006); La comunidad dos espectros. I. Antropotecnia (Desterro: Cultura e Barbárie, Brasil, 2012), Para além do princípio antrópico: por uma filosofia do Outside (Desterro: Cultura e Barbárie, Brasil, 2012) y H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser (Desterro: Cultura e Barbárie, 2013). De igual modo, organizou livros dedicados à exploração de temáticas como o exilio na cultura ocidental e a filosofía pós-hegeliana. As suas áreas de pesquisa abarcam a metafísica, a filosofía medieval  e renacentista e a filosofía política. Foi o editor científico em castelhano das obras de Alexius Meinong, Jacob Taubes y Werner  Hamacher.

_______________

Jan Stasienko

Ph.D., Director do Digital Media & CMC Program no Departamento de  Jornalismo e Comunicação, University of Lower Silesia, Wroclaw, Polónia; cofundador do  cluster multimedia Creativro; 2010-2011 Professor Visitante no Departmento de Comunicação, SUNY College at Brockport; Membro do International Digital Media and Arts Association, antigo vice-presidente da Games Research Association of Poland; cmpos de interesse: Ludologia, História e Arqueologia dos (Novos) Médias, Antropologia dos Efeitos Especiais; actualmente,desenvolve investigações focadas em análises pós-humanísticas de tecnologias seleccionadas de médias, tratadas quer na perspectiva histórica quer moderna como protocolos de negociação entre sujeitos humanos e a esfera da informação.

_______________

Marie-Laure Ryan

Investigadora independente e uma das mais importantes personalidades académicas internacionais a respeito de "narrativas digitais e virtuais", "cibercultura", "realidades virtuais" e "ciberespaço"..... Autora de Possible Worlds, Artificial Intelligence and Narrative Theory (1991), Narrative as Virtual Reality: Immersion and Interactivity in Literature and Electronic Media (2001) e Avatars of Story (2006). também editou Cyberspace Textuality: Computer Technology and Literary Theory (1999), Narrative Across Media: The Languages of Storytelling (2004), Intermediality and Storytelling com Marina Grishakova (2010), e a Routledge Encyclopedia of Narrative, com David Herman and Manfred Jahn (2005). Dois outros livros em preparação: Storyworlds Across Media, co-editado com Jan-Noël Thon, e The Johns Hopkins Guidebook to Digital Humanities, co-editado com Lori Emerson and Ben Robertson. O seu trabalho e investigações académicas ganharam o  Prize for Independent Scholars and the Jeanne and Aldo Scaglione Prize for Comparative Literature, ambos da Modern Language Association. Tem sido Investigadora e Docente residente na  University of Colorado, Boulder, e Johannes Gutenberg Fellow na University of Mainz, Alemanha. Mais informação no seu Sítio.

_______________

Roger Tavares

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Arte, Educação e História da Cultura pelo Mackenzie, e Bacharel em Programação Visual pela FAAP. Ocupa a cadeira de Arte e Tecnologia no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É fundador do website Gamecultura.com.br

______________

 

 

 

 


Enviar    Imprimir

Copyright © 2024 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License