Início

VI Seminário Jogos electrónicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas

Chamada de Trabalhos – VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

Objetivos

- Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.

- Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.

- Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.

- Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.

- Configurar e consolidar os estados do nordeste como espaços potenciais para o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação

Período: 06 e 07/05/10

Local: UNEB – Salvador

1. Chamada de trabalho

A chamada de trabalhos para o VI Seminário será divulgada em listas de discussão relacionadas com a temática jogos eletrônicos e nos sites da UNEB, da Comunidades Virtuais, Realidade Sintética e do Game Cultura.

2. Trabalhos Científicos

2.1 Os Trabalhos encaminhados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho serão apresentados ao Conselho Científico do Seminário, preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a lisura do processo de seleção de trabalhos.

2.2 Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.

2.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Grupos de Trabalho abaixo:

Grupos de Trabalho – GT
GT 1 – Jogos eletrônicos e narrativas
GT 2 – Jogos eletrônicos e educação
GT 3 – Jogos eletrônicos e redes sociais GT 4 – Arte e Design dos jogos eletrônicos GT 5 – Jogos e consumo

3. Submissão de Trabalhos Científicos:

3.1 Os pesquisadores que vem investigando os jogos eletrônicos e suas diferentes relações podem encaminhar trabalhos os GTs acima relacionados.

3.2 O Trabalho deve ser acompanhado de um “Termo de Compromisso de Apresentação” nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho)___ _ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho)___ _, de autoria de ____(nome de todos os autores)____ , seja aprovado pela Comissão Científica VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas, a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição organizadora.

3.3 – Nota Importante: Trabalhos sem termo de compromisso não serão aceitos.

3.4 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais e no site do seminário.

3.5 O envio do Trabalho pode ser feito via rede, pelo endereço seminario2010@comunidadesvirtuais.pro.br.

3.6 Identificação dos Trabalhos no envio por e-mail No cabeçalho da mensagem, em “Assunto”, identificar o Trabalho com a sigla TC (Trabalho Científico), seguido do Grupo de Trabalho ao qual o artigo está vinculado e do título do Trabalho. Os nomes dos autores devem vir em uma folha de rosto antes da página inicial do artigo.
Orientações: colocar o nome da instituição a que estiver vinculado o
(s) autor (es) e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.

3.6.a – Exemplo: Um Trabalho Científico vinculado ao Grupo de Trabalho – Jogos e Educação, deverá ser identificado da seguinte forma: TC-JE – “Título do Trabalho Científico”.

3.7. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows 98 com Power Point, Datashow, sem acesso a Internet.

4. Normas de Padronização

4.1. Os Trabalhos devem ter entre nove a dez laudas.

4.2. A página deverá ser configurada em papel A 4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm ; inferior 2,5 cm ; lateral esquerda 3,5 cm ; lateral direita 2,5 cm .

4.3. Devem ser escritos em Word for Windows, na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas simples, justificado, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.

4.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:

4.4.a – Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito.

4.4.b – Após o espaço de duas linhas, identificar a data de envio do Trabalho (mm/aaaa)

4.4.c – Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Grupos de Trabalhos descritos anteriormente.

4.5. Colocar resumo em português com, no máximo, 200 palavras, em espaço simples, fonte 10, acompanhado das palavras-chave.

4.6. No final do texto colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos.

4.7. As notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes da referência bibliográfica.

4.8. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e posicionados no canto superior esquerdo.

4.9. As figuras e tabelas devem ter legendas.

4.10 – Nota Importante: Trabalhos sem e-mail de todos os autores não serão aceitos.

5.Mostra de jogos eletrônicos
Estaremos realizando uma mostra de jogos eletrônicos, portanto, se você desenvolveu um game e deseja apresentar para a comunidade, envie um email para seminario2010@ comunidadesvirtu ais.pro.br, com as seguintes informações:
1. Nome do jogo
2. Sinopse do game
3. Responsáveis pelo desenvolvimento indicando a instituição a qual estão vinculados

Obs:
1. Deverá ser enviado um cd com o game para UNEB – Departamento de Educação – Campus I. Rua Silveira Martins no. 2555 – Cabula – Salvador – Bahia – At. Lynn Alves até o dia 15/03/10.

2. Os games serão analisados pela comissão de avaliação e a notificação dos selecionados ocorrerá a partir de 16/04/08.

6. Cronograma

Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 15/03/10.

Notificação de aceitação: A partir de 16/04/08.

Comissão científica:

Profª. Drª. Cleide Jane de Sá (UFAL)
Prof. Dra. Christiane Hauschild (U. Hamburgo/Al) Prof. Dr. Edson P. Pfutzenreuter (UNICAMP) Prof. Dr. Esteban W. Clua (UFF/RJ) Prof. Dr. Eucidio Pimenta Arruda (UFU) Prof. Dr. Fábio Paraguaçu (UFAL) Profª. Drª  Fernanda Costa e Silva (UFF) Profª. Drª. Filomena Moita (UEPB) Profª. Drª. Lynn Alves (UNEB/CIMATEC) Prof. Dr. Jose Carlos Ribeiro (UFBA) Prof. Dr. Nelson Zagalo (U. Minho – PT) Prof a. Dra. Pollyana Mustafá (MACKENSI) Prof. Dr. Roger Tavares (SENAC/SP) Profª. Drª. Rosaria Sperotto (UFPEL) Profª. Drª. Vanessa Vicka (UFRS)

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License