Início

Videojogos_09

26 e 27 de Novembro 2009
Universidade de Aveiro, Portugal

Videojogos2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos é um evento organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (através do centro de investigação CETAC.media ), pelo Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (através do Centro de Informática e Sistemas) e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.
As conferências da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos passam a realizar-se anualmente e pretendem ser um encontro para promover a investigação e a indústria de videojogos em Portugal. Esta Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos conta com a participação de investigadores e profissionais da área dos videojogos para divulgação de trabalhos e troca de experiências entre a comunidade académica e indústria de videojogos. Para além disso, destaca-se a promoção da articulação em espaço Lusófono. A partir deste ano será vinculada uma forte articulação com a SBGames (Sociedade Brasileira de Jogos) no sentido de promover a divulgação de trabalhos e troca de experiências entre as sociedades de jogos dos dois países.

Esta 1ª Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos é um evento mutidisciplinar, procura contribuições de diferentes áreas do conhecimento, desde a arte, desenho e narrativa de jogo, a aspectos da sua computação, bem como o estudo a teorização e a reflexão crítica sobre as práticas e aplicações no mercado e na indústria. A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da indústria de videojogos, quer da comunidade académica.

Os keynote Speakers convidados serão anunciados brevemente no website.

*** ALGUNS TÓPICOS OU ÁREAS DE INTERESSE ***

Metodologia na Concepção de Jogos Digitais Interface, Interacção, Ergonomia e Usabilidade Narrativa, História e Personagens Arte, Estética e Design de Jogos Digitais Experiência de Jogo e Entretenimento Avaliação de Jogos Serious Gamming Estudos sobre Jogos Estudos Sociais, Culturais e de Comunidades Estudos e Modelos de Jogador Videojogos e transmedia (Cinema, Banda Desenhada, Artes Visuais, Música, Literatura, Publicidade) Modelos de Negócio e Exploração de Videojogos Computação em Videojogos (Gráfica, Afectiva, Inteligência Artificial, Móvel,
etc.)
Prototipagem e Desenvolvimento de Videojogos Realidade Virtual/Aumentada


*** DATAS IMPORTANTES ***
Submissão Full Papers: 26 de Junho, 2009 Submissão Short Papers e Demos: 3 de Julho, 2009 Notificação de aceitação: 24 de Julho, 2009
Conferência: 26 e 27 de Novembro, 2009

*** SUBMISSÃO ***

Os artigos podem ser escritos em Português, Inglês e Espanhol, e não devem ultrapassar os limites definidos, incluindo todas as tabelas, figuras e referências. Condicionantes editoriais levam-nos a ter de anunciar que artigos que ultrapassem o padrão estabelecido serão imediatamente devolvidos aos autores.

Devem seguir um dos formatos abaixo:
Full papers: 10 páginas
Short papers: 6 páginas
Demos: 2 páginas e suporte CD ou DVD, ou upload em zip Apresentação de
práticas/indústria: abstract (500 palavras)

Os full papers devem primar por serem inéditos e de relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada.
Os short papers podem descrever pesquisas futuras, novas ideias ou estudos preliminares, podem apresentar trabalhos em desenvolvimento que ainda não tenham atingido o nível de maturidade necessário para se apresentarem com o nível de sistematização de um full paper.
As demos podem enquadrar protótipos que representem de algum modo um factor de inovação na área dos jogos digitais dentro dos tópicos de interesse da conferência.

Serão premiados pela comissão técnico/científica da conferência, o melhor full paper e a melhor demo.

Todas as submissões devem seguir as normas da Revista Prisma.

Os trabalhos submetidos serão avaliados e seleccionados pela Comissão técnico/cientifica em regime double blind review. Será obrigatório que pelo menos um dos autores dos papers submetido esteja inscrito na conferência para efectivar a publicação.

Os trabalhos aceites serão publicados:
- em formato e-book com ISBN em CD.
- em formato e-book com ISBN online.
- os melhores papers serão seleccionado para serem incluídos numa revista de cariz cientifico a anunciar

As submissões de artigos realizam-se online através da plataforma electrónica a disponibilizar no website da conferência na secção submissão.

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License