Início

COMUNICAÇÃO, COGNIÇÃO E MEDIA

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Situados nos domínios das ciências sociais e ciências humanas, os estudos da comunicação e dos media constituem necessariamente e cada vez mais um campo de investigação interdisciplinar. O enorme impacto que os media tradicionais e os novos media tecnológicos hoje têm nos indivíduos, nas sociedades e nas culturas, de que a globalização e as novas formas de comunicação interpessoal instantânea são exemplos, justifica que se investiguem sistematicamente as relações entre media, cognição e cultura. Neste contexto, os recentes avanços das ciências cognitivas sobre a compreensão da cognição humana abrem novas perspectivas e lançam estimulantes desafios às ciências da comunicação, em geral, e aos estudos dos media, em particular.

23-25 Setembro 2009

Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Faculdade de Filosofia

Extensão de prazo de submissão de resumos: 10 Maio 2009

Atendendo a vários pedidos de associados da Sopcom, motivados pela participação nos recentes congressos da Sopcom-Lusocom-Ibérico, a organização do Congresso de Braga decidiu estender o prazo de submissão de resumos até ao dia 10 de Maio.

CONFERENCISTAS CONVIDADOS

Alexandre Castro Caldas (Univ. Católica, Instituto de Ciências da Saúde) Charles Forceville (Univ. of Amsterdam, Media Studies Department) Peter Golding (Loughborough Univ., Department of Social Sciences) Moisés de Lemos Martins (Univ. do Minho, Departamento Ciências da Comunicação) Floyd Merrell (Purdue Univ., Indiana) Jean-Pierre Meunier (Univ. Catholique de Louvain-la-Neuve) Brigitte Nerlich (Univ. of Nottingham, Institute for Science and Society) José Manuel Paquete de Oliveira (ISCTE, Departamento de Sociologia) Manuel Ángel Vázquez Medel (Univ. de Sevilla, Dep. de Comunicación Audiovisual)


CHAMADA DE COMUNICAÇÕES

Convidam-se académicos e investigadores de diferentes disciplinas a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com os estudos dos media e, mais especificamente, pertencentes às seguintes áreas de investigação:

1. Jornalismo
2. Estudos Televisivos
3. Publicidade
4. Multimédia
5. Media Interactivos
6. Comunicação Política
7. Comunicação Organizacional
8. Sociologia da Comunicação
9. Teorias da Comunicação
10. Cognição e Linguagens
11. Semiótica
12. Arte e Retórica
13. Ética da Comunicação

São particularmente bem vindas comunicações que tratem das relações entre media, cognição e cultura. As comunicações terão a duração de 20 minutos mais 10 minutos para discussão e serão apresentadas em sessões paralelas. As línguas do congresso são o português, o inglês, o espanhol e o francês.

Os resumos das comunicações propostas não devem ultrapassar as 500 palavras (excluindo referências) e devem explicitar claramente objectivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados. Os resumos serão avaliados anonimamente.

O prazo para a submissão dos resumos é 10 de Maio de 2009. A notificação de aceitação/rejeição será feita em 31 de Maio de 2009.

O resumo deverá ser enviado em anexo, preferencialmente em formato Word ou RTF (também em versão pdf se contiver símbolos especiais), para o seguinte endereço electrónico:

cicom2009@gmail.com

O resumo não pode mencionar o(s) autor(es) nem a sua instituição ou o seu endereço. O assunto do e-mail deverá ter a palavra "resumo" e o corpo do e-mail deverá conter a seguinte informação:

1. nome(s) do autor(es)
2. instituição(ções) a que pertence(m)
3. título da comunicação
4. uma (ou mais) das treze áreas de investigação acima referidas 5. endereço completo 6. endereço electrónico (e-mail) 7. número de telefone e/ou fax 8. equipamento necessário especial (para além de vídeo projector e portátil)

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License