Início

VI SOPCOM/VIII LUSOCOM/IV IBÉRICO

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona acolhe o 6º Congresso SOPCOM, o 8º Congresso LUSOCOM e o 4º Congresso IBÉRICO entre 14 e 18 de Abril de 2009, sob os respectivos temas, ‘Sociedade dos Média: Comunicação, Política e Tecnologia’, ‘Comunicação, Espaço Global e Lusofonia’ e ‘Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico’.

A realização destes três eventos permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa por um lado, e, por outro lado, com os colegas que trabalham num contexto ibérico. O último evento em que a SOPCOM procedeu à organização conjunta de Congressos LUSOCOM e IBÉRICO foi na Covilhã, em 2004. A Universidade Lusófona espera poder recuperar essa tradição de cooperação inter-universitária num espaço lusófono e ibérico, com o intuito de repensar o futuro das Ciências da Comunicação em circunstâncias em que cada vez mais se diluem as fronteiras entre disciplinas tradicionais.

A investigação na área dos media afecta quase todos os aspectos da vida social e da produção cultural no nosso quotidiano. O desenvolvimento das novas tecnologias entrosa-se não só nas práticas de comunicação social como também na formação e desenvolvimento de identidades individuais. Tendo como objectivo consolidar os laços que unem as comunidades científicas num espaço lusófono e ibérico, os Congressos contribuirão para apoiar imaginários comuns, revelando-se de crucial importância para fazer face à crescente hegemonia de outros espaços geográficos globalizados. Ao promover a reflexão sobre identidades lusófona e ibérica, localmente contextualizadas, e tecnologias da informação de cariz global, realçam-se as manifestações ‘localizadas’ e ‘globalizadas’ da sociedade em rede.

Os Congressos acolhidos pela Universidade Lusófona vão proporcionar a oportunidade de reflectir sobre novas formas de cooperação no espaço lusófono e ibérico, difundindo novos conhecimentos que acalentem o desenvolvimento das ciências da comunicação.

Blog SOPCOM 2009

Twitter SOPCOM 2009

Actas 6º SOPCOM/4º IBÉRICO

Actas 8º LUSOCOM

Comunicações à(s) mesa(s) sobre Cibercultura 6º SOPCOM (co-coordenadas por Luís Filipe B. Teixeira e Jorge Martins Rosa)

Texto introdutório à(s) mesa(s) Cibercultura 6º SOPCOM (Luís Filipe B. Teixeira e Jorge Martins Rosa)

Videojogos: um (novo) média para a educação - Luís Filipe B. Teixeira (mesa «Comunicação e Educação» - 6º SOPCOM/4º IBÉRICO - Reportagem da sessão)

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License