Início

Digital Games 2008

 

6 e 7 de Novembro 2008
Universidade Católica Portuguesa, Porto

A Digital Games 2008 é a primeira conferência de uma série, que se deverá passar a efectuar anualmente, e possui na sua organização e nas várias Comissões pessoas ligadas a eventos anteriormente ocorridos em Portugal na área dos jogos digitais nomeadamente o GAMES e o VIDEOJOGOS. A Digital Games 2008 realiza-se no Porto a 6 e 7 de Novembro 2008 em conjunto com a ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts, e visa promover um fórum de discussão de questões ligadas à multidisciplinaridade da área em Portugal. Para tal, pretende reunir investigadores e profissionais, permitindo a divulgação de trabalhos e a troca de experiências entre as comunidades académica e industrial. No âmago da Digital Games 2008 estão fundamentos teóricos e práticos emergentes do design, desenvolvimento e públicos que procurarão explorar novas abordagens por parte da comunidade nomeadamente nas seguintes linhas:

  • Design
  • Teoria
  • Indústria
  • Computação

A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da comunidade industrial, quer da comunidade académica. A conferência aceita full papers, short papers e demos. Os full papers devem primar por serem inéditos e de relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Os short papers podem descrever pesquisas futuras, novas ideias ou estudos preliminares. As demos podem enquadrar pequenos protótipos que representem de algum modo um factor de inovação na área dos jogos digitais dentro dos tópicos acima referenciados.

DATAS IMPORTANTES

Submissão Full Papers: 19 de Setembro, 2008
Submissão Short Papers e Demos: 26 de Setembro, 2008
Notificação de aceitação: 15 de Outubro, 2008
Camera-ready: 20 de Outubro, 2008
Conferência: 7 e 8 de Novembro, 2008

TÓPICOS DE INTERESSE:

 Design

  • Desafios, Mecânicas e Regras
  • Interfaces e Interacção
  • Ergonomia e Usabilidade
  • Estética de Jogos Digitais
  • Narrativa, História e Personagens
  • Arte e Design de Jogos Digitais
  • Experiência de Jogo e Entretenimento
  • Serious Gamming

Teoria

  • Efeitos Sociais, Culturais e Cognitivos
  • Teoria de Jogos
  • Comunidades dos Jogos
  • Modelos de Jogador
  • Jogos e outros Géneros: Cinema, Banda Desenhada, Artes Visuais, Música, Literatura, Publicidade

Indústria

  • Gestão de Projectos de Jogos Digitais
  • Postmortems
  • Plataformas: PCs, Consolas, Telemóveis, TV Digital Interactiva
  • Ferramentas de Desenvolvimento
  • Testes de Jogabilidade
  • Propriedade Intelectual
  • Distribuição
  • Oportunidades Nacionais

Computação

  • Computação Gráfica
  • Computação Afectiva
  • Inteligência Artifícial
  • Computação Móvel
  • Desenvolvimento Online
  • Realidade Virtual/Aumentada

FORMATO:

Os trabalhos devem seguir as normas Springer.

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License